Cultura e Arte

Autor John Barroso ministra palestra na PUC-SP

Autor John Barroso ministra palestra na PUC-SP

           Na manhã da sexta-feira, 12 de agosto, alunos do curso de letras da PUC – SP tiveram uma aula diferente, ao invés de cadernos e livros participaram de uma palestra com o escritor John Barroso, autor do livro "Contos Psicológicos" (Ed. Tecido Verbal, 2011). Foram cerca de 60 alunos que ouviram as histórias do auJohn ministrando palestra para os alunostor e debateram sobre contos.

          Para a coordenadora do curso de Letras – Português, Nancy Casagrande, esse foi um evento importante, dentre outros pontos, pelo fato do autor ser honesto em relação ao processo de criação literária. “O aluno pôde desmitificar o estereótipo de que basta sentar e escrever e já se terá uma grande obra de arte. O prof. John deixou claro que a criação literária é um processo longo e intenso, em que é preciso ler muito, escrever muito, apagar muito e reescrever muito. É o lapidar das palavras e da própria estória que vai sendo construída que gera uma obra ou até mesmo uma grande obra literária”, afirmou.

          Conversa que empolgou a aluna Stefani do curso de letras. “Eu gostei muito, não imaginava quanto era difícil construir um conto”, explicou.

          No decorrer da palestra, John falou sobre cada conto do livro e sobre o processo de criação de cada um deles, o poder da leitura e respondeu a dúvidas dos alunos. Para a coordenadora do curso de Letras – Espanhol e Português, Eliane Gonçalves, a leitura é o determinante de uma sociedade mais aberta, menos preconceituosa e melhor preparada para os desafios. “Os contos, por serem mais curtos que um romance e menos complicados que a poesia, estimulam nos jovens a leitura, principalmente hoje, em que a internet facilita a leitura rápida e superficial de uma infinidade de informações que são colocadas nas inúmeras páginas nela disponíveis. Estimular a leitura de contos ajuda o jovem a focalizar-se em um único tema, uma única informação, permitindo a reflexão sobre o que lê”, explicou.

          No final do encontro, a Editora Tecido Verbal lançou um concurso, o aluno que estivesse presente na palestra, poderia escrever um conto e enviar para a editora, o melhor conto seria premiado no valor de R$100, o concurso foi realizado para incentivar a leitura e a escrita nos jovens. “Quem de nós já não teve os olhos brilhando ao ouvir ou ler um conto, ou não esperou ansioso, tal qual o marido de Sherazade, pelo final de uma estória?  A leitura é, portanto, muito importante, só precisamos incentivá-la e continuar contando contos...”, finalizou a professora Eliane.